A Educação é a ferramenta social mais poderosa que há já que, por meio de seu sistema organizacional, currículo e metodologias, é capaz de modelar a sociedade segundo os interesses de quem a organiza.
Com o passar dos tempos, a educação brasileira encarnou diversas faces, com objetivos e atitudes não só diferentes, mas muitas vezes contraditórios se comparados entre si. Após tantas mudanças históricas, o Brasil vem atravessando um novo período de adaptação no setor educacional: a Educação para a Sociedade da Informação.
Esta educação se dá pelo acesso seguido de reflexão e inferência particular às informações veiculadas através dos meios de comunicação e informação que facilitam a democratização das mesmas. Pela legislação vigente desde 1988, bem como em suas atualizações, nota-se que os alunos devem ser preparados para sua prática cidadã e inserção na sociedade. Cabe, neste sentido, pensar sobre o novo papel e perfil do professor no processo: seu preparo contínuo se faz essencial para inovação da metodologia de ensino até então praticada.
As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) não devem ser usadas em sala de aula como mera ilustração dos conteúdos, mas como ferramentas desafiadoras capazes de romper paradigmas passados. A modernização e adequação da educação, conforme o espaço e o tempo histórico em que ela acontece, contribui para a melhoria da qualidade do processo ensino/aprendizagem e seus resultados finais.
Eu acredito neste caminho!!
Ev@
Nenhum comentário:
Postar um comentário