Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: Reescrita de texto, Cantigas de roda e Hiperlinks
Público Alvo: 2º Ano – Ensino fundamental
Duração: 6 aulas - intercaladas
Pré-requisitos em termos de competência desenvolvidas pelos alunos: Conhecer formas de reescrita de texto e conhecimento de cantigas de roda cantadas.
Objetivos:
- Reconhecer cantigas de roda como valor cultural e meio de diversão;
- Elaboração da reescrita das cantigas preferidas;
- Entender o funcionamento de hiperlinks em textos digitados.
Desenvolvimento:
A princípio o professor deverá conversar com os alunos sobre o valor das cantigas de roda, o que pode ser feito através destes cantos, como brincadeiras, por exemplo.
Depois o professor deverá propor para que os alunos reescrevam cantigas diferentes entre si a fim de que estes possam, em seguida, ser digitados pelo professor – que deverá também inserir hiperlinks nos títulos destas cantigas para vídeos que contenham animação das músicas cantadas, com ou sem brincadeiras presentes nas imagens. Este trabalho deverá ser postado em um blog da sala ou do professor.
No segundo momento, o professor seguirá com os alunos para o laboratório de informática para que, através da visualização dos textos digitados, o professor consiga explicar o que é um hipertexto ou um hiperlink e demonstrar pela exemplificação do funcionamento através do clique em algum dos títulos.
Assim, os alunos deverão navegar livremente pelos links e visualizar os vídeos das cantigas de roda preferidas da classe, lendo e acompanhando as imagens ao mesmo tempo.
Recursos: Caderno, lápis, borracha, computador conectado à internet.
Avaliação: Envolvimento dos alunos, qualidade do material produzido enquanto reescrita e a interação entre os mesmos (para consigo mesmos e em relação às máquinas).
Deverá ser observada tanto a escrita dos textos quanto a compreensão do funcionamento dos hiperlinks, sua necessidade para a facilitação de ligações entre conhecimentos diferentes sobre assuntos semelhantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário