quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tecnologia na Educação - Pesquisa Wikipedia

Dividindo uma reflexão sobre a introdução da tecnologia no processo da educação sistematizada...

***

A tecnologia educacional, na verdade, é utilizada desde o início da educação , ainda que as pessoas não tenham se dado conta de que uma pedra utilizada como ferramenta para se escrever no chão não deixava de ser um avanço tecnológico para aquele período.

Comenius (1592-1670) foi o primeiro a introduzir a tecnologia do livro didático em sala de aula, o giz e a lousa ainda é utilizado (e, particularmente, não vejo tanta diferença entre a utilidade deste material e da pedra no chão, no que se refere à utilidade e não à sua elaboração - claro!).

Agora, a grande dúvida dos professores parece ser a introdução das TICs (tecnologias da informação e comunicação) em sala de aula como ferramenta de ensino, ligando sempre este termo à rede de computadores. Obviamente, a rede de computadores é a mais rica em possibilidades e fonte de informações de modo rápido, mas vale lembrar que os jornais, as revistas, os programas de rádio, por exemplo, também são consideradas TICs, já que levam informação em massa e permitem que pessoas de lugares diferentes se comuniquem através da linguagem.

Pare e pense: quem de nós ainda não usou um programa de televisão como base para discussão em sala de aula, ou uma reportagem de jornal/revista, ou ainda uma notícia veiculada por rádio? Quem não toma por princípio de trabalho informações contidas em enciclopédias (inclusive, hoje, disponíveis em CDs - às quais chamamos de enciclopédias digitais)!? Então, onde está a diferença?

Pode-se dizer que a maior diferença e estranheza é o domínio do computador, da utilização de suas variadas ferramentas - mas isso as crianças, exceto nas comunidades mais carentes (assunto tratado nas próximas postagens), já dominam de casa... Ora, a intenção do processo educacional não é que ele seja estruturado em vias de mão dupla? O professor ensina e também não aprende em sala? Qual o problema, então, de aprender com os alunos?

Claro que um conhecimento prévio é necessário, pois o básico de informática precisa ser conhecido pelo professor, mas o aprofundamento demanda esforço, necessidade, tempo e envolvimento... E nós, professores com "P" temos estes sentimentos de sobra, por que não direcioná-los por caminhos que permitam a mediação do saber e não sua transmissão!?

Pense...

 

Ev@GoisC@aio

 

_____________

 

Texto de reflexão:

 

As Tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da educaçãogiz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra - ardósia; usa-se a tecnologia do livroscurrículos escolares mais adequados para o tipo de sociedade pretendida. No mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas tecnologias - TICs tais como os meios de comunicação atuais como a internet, a televisão, o rádio, os softwares que funcionam como meios educativos formais ou informais. sistematizada. Ainda hoje se usa a tecnologia do didáticos e, atualmente, os diversos estados mundiais debruçam-se sobre quais seriam os currículos escolares mais adequados para o tipo de sociedade pretendida. No mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas tecnologias - TICs tais como os meios de comunicação atuais como a internet, a televisão, o rádio, os softwares que funcionam como meios educativos formais ou informais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional

 

___________________ 

 

PS: Dizem que a wikipedia não serve para consultas acadêmicas... Às vezes não mesmo! Mas, as fontes da internet podem não ser sempre confiáveis - confie no seu conhecimento prévio e senso crítico! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário